home

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Bom ano de 2008

Após um ano marcado por muitos eventos, que a imprensa em geral faz questão de nos relembrar, desejo a todos um Bom Ano Novo e Sucesso.

Um breve comentário sobre o novo ano que se segue acerca da nova lei do Tabaco. Como já é conhecimento geral, a partir de dia 1 de Janeiro vai ser proibido fumar em muitos lugares públicos (já para não dizer todos) e tenho a certeza que muitas pessoas não vão adoptar estas novas medidas tão facilmente.

Como Não - Fumador que sou, apenas gostava que os fumadores respeitassem o ar que tanto eu como toda a gente respira, se mostrassem um pouco de civismo esta lei não teria sido aprovada...

Old Friends

Tendo eu por habito passar o natal em Ovar, fui com a minha velhinha Olympus C300Z na véspera de Natal (24 de dezembro) de 2003 até à praia do Furadouro e tirei esta foto:


Passados 2 anos, em 2005, mais um natal em Ovar e fui até à mesma praia no mesmo dia mas desta vez com a canon 350D e voltei a registar o momento do mesmo sitio à mesma hora (mais minuto menos minuto):


Agora em 2007 para continuar a bela da tradição fiz exactamente o mesmo:


Não é uma promessa, nenhuma aposta e passo o natal em Ovar todos os anos, é apenas para fazer um registo bi-anual do local e ao mesmo tempo observar a evolução que tenho tido.
O nome, Old Friends, foi o que dei ao 1º registo e optei por manter.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Mais Fotos...




terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Fotos...

Aqui ficam umas fotos que tirei na phototour ao baixo mondego:

















quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

"Expões mais do que um miúdo de 2 anos?"

The Best Loved Elephant - Freedie Linsky


Parece que no Reino Unido há um prodígio que mal sabe falar e andar e já faz obras de arte com direito a exposições em galerias de grande prestigio como a galeria Saatchi e também já tem na agenda convites para expor a sua obra em Berlim, Alemanha.

Trata-se de Freddie Linksy um miúdo de 2 anos que, como qualquer criança, gosta de fazer os seus rabiscos. A mãe (uma historiadora e critica de arte) afirma que as obras do menino têm influências de pintores como Monet, Renoir e Michel Tapié. A critica de arte, tem por hábito levar o filho a ver todas as exposições que ela frequenta podendo ser essa a explicação para tal talento.

As pinturas desse novo artista podem ser vistas aqui.


domingo, 2 de dezembro de 2007

Sign up, log in, upload, that's it really.


Longe vão os dias em que podemos fotografar o que vemos e queremos. A imagem publica e individual está cada vez mais em causa e o fotógrafo é muitas vezes visto como uma ameaça porque as suas fotografias, independentemente do motivo e intenções que são tiradas, podem ser sempre usadas com outras intenções por milhões de pessoas quando publicadas (pelo menos é a desculpa que usam).

Em Portugal há cada vez mais impedimentos, há parques que cobram por cada fotografia tirada, é proibido fotografar certos tipos de arvores no Porto, não podemos fotografar certos espaços públicos e ruas e a lista fica cada vez mais longa. Não ponho em causa o facto de ser proibido tirar fotos nas igrejas, museus e outros lugares que contêm obras de arte de difícil restauro e fraca conservação, apesar de uma fotografia sem flash não faça mal a ninguém...

Nos EUA, o reino dos medos e da mania da perseguição, há ruas que não podem ser fotografadas, casas, carros e uma lista muito mais extensa. No resto do mundo essas proibições também sao frequentes e aumentam todos os dias.

Para combater esta longa lista de proibições, foi criado o site http://www.strictlynophotography.com os autores afirmam ter visto e revisto todas as leis e afirmam não estar a quebrar qualquer regra. São contra o facto de nos poderem filmar e fotografar a toda a hora e nós não podermos fazer o mesmo. Dizem que existe um numero enorme de "fotografias proibidas" espalhadas pelo mundo fora e o objectivo deles é reunir essas fotografias todas sejam de edifícios, como concertos ou até obras de arte.

"Whatever the content or the quality though we think that each one stands as a little piece of art in itself, as a little expression of personal liberty."

P.S. -
Este site foi criado há um mês e ainda não encontrei nada de Portugal.